O QUE FAZER QUANDO O OUTRO SE ISOLA?

Saiba respeitar os momentos de introspecção, em vez de sofrer à toa

O casal está muito bem, quando de repente, sem que um espere, o outro se fecha, vai para um canto da casa e se isola. A pessoa tenta saber o que aconteceu, mas lhe é dito que não é nada. Ela continua insistindo, afinal, até poucos minutos atrás o outro estava sorrindo e agora está com aquela cara… Este continua a dizer que não tem problema nenhum, que ela pode ficar tranquila e que é melhor que faça alguma outra coisa. Mas ela não consegue relaxar. Um milhão de hipóteses passa pela mente dela. Será que disse algo ofensivo? Será que está escondendo algo dela?

A tensão vai ficando insuportável e a pessoa começa a exigir que seu amor fale o que está acontecendo, pois, como é sua/seu companheira/a precisa saber. Este vai ficando extremamente irritado com esta insistência e quando menos se percebe ambos estão gritando um com outro. Se for grave, talvez até saia de casa para ficar realmente sozinho.

Mas, o que foi que aconteceu aqui?

Se esta cena lhe parece familiar e vem acontecendo com frequência, é importante que você saiba agora: provavelmente não estava acontecendo nada demais. Foi tudo ilusão da sua cabeça. Sim, as pessoas reagem de forma diferente às situações e é preciso que tanto um quanto o outro respeitem e compreendam estas diferenças.

Para que se entenda melhor, algumas pessoas, quando que se sentem constrangidas, com dúvidas, chateadas ou nervosas, tendem a se afastar e se isolar. É a forma de lidarem com o que está acontecendo. Não é natural para elas, portanto, se sentarem ao lado de seu/ua companheiro/a e começarem a desabafar tudo o que sentem. Querem ter certeza de que podem cuidar disso sozinhas e, para tal, é preciso ficarem em silêncio, relaxando, fazendo coisas que as distraiam, enquanto pensam sobre sua situação.

Outras pessoas, por outro lado, toda vez que tem um problema, querem ser ouvidas, aninhadas, protegidas. Muitas vezes o primeiro tipo escuta esse desabafo como uma enxurrada de críticas, até mesmo porque ele deseja ver sua/eu parceira/o bem. E como este está lá, reclamando, de alguma forma se sente responsável e culpado.

Mas por que o segundo tipo se desespera quando o primeiro se isola? Porque aquele precisa verbalizar o que sente e é exatamente isso que este não faz.

Nesses momentos é preciso de fato conhecermos mais um ao outro a ponto de confiar e nos desapegarmos.

Por isso, da próxima vez que seu amor se esconder, deixe-o. Se ele responder que “está tudo bem e que não tem problema nenhum”, é sinal que você pode voltar às suas próprias tarefas. Quem sabe ele sinta-se tão bem que você o respeitou que possa até confessar um ou outro pensamento que o aflige, pedindo sua opinião?

______________________________________________________

Para consultas, acesse:

Email Simples – https://goo.gl/1hdiZ5
Email Completa – https://goo.gl/UgT2NR
Chat – https://goo.gl/8sLaeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *