Você se lembra do conto infantil a Nova Roupa do Imperador?
O Arcano 4 é representado por esta fábula e é curioso, num primeiro momento, associar este personagem tão seguro de si do Tarô a este homem que foi facilmente ludibriado por golpistas.
Para quem não conhece a estória, dois ladrões se fingem de costureiros e criam a fake news, para aproximarmos com nosso tempo, de que conseguem fazer tecidos maravilhoso e invisíveis. A grande sacada aqui é que apenas as pessoas realmente inteligentes poderiam enxergá-los.
Apelando, portanto, ao grande ego do governante e ao medo de seus subalternos de se mostrarem tolos, os larápios ganham rios de dinheiro para fazer o suposto tecido e fogem enquanto o Imperador passa vergonha andando pelado pelas ruas. Só quando uma criança começa a rir é que todos caem em si de que ninguém está vendo tecido algum e que era tudo mentira.
No dia de hoje, não deixe que o orgulho e a necessidade de exercer autoridade e controle sobre os outros o ceguem ao ponto do ridículo. Não dê ouvido a bajuladores, não acredite em notícias duvidosas só porque confirmam suas crenças prévias. Enfim, não siga pessoas que parecem super intelectuais ou capacitadas sem ouvir o contraditório antes.
A verdade está sempre na nossa frente, nua. Mas às vezes é preciso coragem para assumi-la.
Compartilhe com quem você acha que precisa ouvir isso!
Baralho: Tarô da Criança Inteior – Isha Lerner, Mark Lerner, Christopher Guilfoil – Bear & Co 1992