Você sabe balancear o que é melhor para você com o que é apropriado ao grupo?
Agora em março, o Regente será a carta A Justiça, Arcano de número 8 – quando somamos o Arcano 5 do ano (Papa) ao algarismo 3 (do mês de março), temos 8.
A Justiça tem como mensagem principal a ponderação e a reavaliação de nossos planos e ações, exigindo de nós cautela, já que precisamos ter muita atenção quanto ao modo como nos portamos frente à vida e aos acontecimentos.
Isso acontece porque todo direito implica um dever, ou seja, na prática podemos fazer o que queremos, desde que assumamos as responsabilidades e não prejudiquemos os outros no processo.
Nos dias atuais, podemos ver a manifestação dessa carta na questão da vacinação contra a Covid-19.
Muitas pessoas acreditam que se trata de escolha individual. No entanto, a vacina só funciona quando o grupo inteiro a toma. Portanto a pessoa que escolhe não se vacinar prejudica os outros que escolheram ser imunizados. Fora que, ao optar por essa via, inevitavelmente virão as consequências, como simplesmente adoecer, sobrecarregando o serviço de saúde sem necessidade.
Desse modo, a pessoa que escolhe não se vacinar (caso não se importe consigo mesma) deve se perguntar: “Estarei pronta para presenciar meu familiar amado morrer? Quero ser o responsável por um surto dentro de uma escola ou de uma festa?”.
REFLEXÕES
Assim, neste mês de março, medite sobre todas as situações em que suas decisões e ações terão impacto sobre o grupo. Podem ser coisas menores, como a escolha do que irá comprar no mercado, as palavras que usará para falar de alguém até grandes momentos, como em que setores irá investir o dinheiro da herança familiar.
Para tal, lembre-se de seus deveres, deixando o ego, o orgulho e a vaidade de lado, assim como a intolerância e o excesso de crítica, aspectos negativos da Justiça.
Enfim, tente se planejar com cuidado e racionalidade, buscando conhecimento e evitando ser seduzido por discursos sem refletir sobre eles com profundidade e equidade.
Em outras palavras, seja o cientista da própria vida, colocando tudo em xeque e em teste, aprendendo na prática o que realmente funciona.
Dessa forma, você terá condições de realizar sem machucar, de construir sem agredir, de se manifestar sem lesar.
Num ano em que nossa moral está sendo colocada à prova, pensar em nossas obrigações como familiares, amigos, funcionários e cidadãos é primordial.