Como vimos, o Arcano Regente de 2023 é O Carro, um símbolo de progresso, vitória, força de vontade e determinação.
Agora em abril, o Regente será a carta A Força, arcano de número 11 – quando somamos o Arcano 7 do ano (Carro) ao algarismo 4 (do mês de abril), temos 11.
Quando esta carta surge para nós, temos que pensar em alguns conceitos tais como força, paciência, compaixão e controle suave.
FORÇA
Ser forte não é apenas uma questão de mostrar vigor físico, sendo ameaçador aos outros. Tem muito a ver com fortaleza interior, com a capacidade de dominar seu meio e a si mesmo, de ter a coragem de enfrentar obstáculos e superar dificuldades. Ou seja, ser forte é não sucumbir facilmente às pressões internas (medos, angústias, vícios, carências) e externas (imposições, críticas, ataques). Em essência, é confiar em si, na vida e no futuro.
PACIÊNCIA
E, um dos pontos mais importantes para se conseguir esta estabilidade é a paciência. Até porque, se nos irritamos facilmente, se temos pressa e ansiedade, estaremos constantemente agitados, logo, fragilizados e suscetíveis a qualquer alteração do meio ambiente. Exercer paciência é a sabedoria de esperar o tempo certo das coisas, é compreender onde estão nossas reais capacidades, é não se impressionar com aquilo que as pessoas fazem ou dizem, ao ponto de reagirmos a elas sem pensar.
COMPAIXÃO
Mas, sem associar isso à compaixão, podemos nos fechar em nosso mundo, ficando egoístas. Parte do poder da Força está na sua vontade de compreender, o que leva à aceitação, não só dos defeitos alheios, mas igualmente os seus próprios. Se formos nos maltratar por aquilo que não fazemos direito, iremos sucumbir, posto que seremos nossos maiores inimigos, frustrando todas as nossas iniciativas.
CONTROLE SUAVE
Por fim, ter força é ter poder sobre si e sobre os outros. No entanto, ao invés de ser algo impositivo, este arcano convence com argumentos e uma postura que, como vimos acima, é cheia de autocontrole, calma e tolerância, o que ajuda mais no seu esforço de influenciar do que se estivesse gritando e ameaçando.
Neste mês se lembre que, para vencer com o Carro, sendo bem sucedido de forma permanente na vida é preciso prestar atenção ao seu inimigo interno, não deixando que suas más tendências tomem controle de si, ao ponto de se autossabotar e criar problemas ao seu redor.