Muitas vezes um cliente me procura para me contar que outro profissional lhe afirmou que seu relacionamento ou qualquer setor da sua vida não vai para frente porque alguém fez uma “amarração”.
Eu sempre digo a estas pessoas que, em primeiro lugar, não acredito em magia no sentido clássico – aquele de que você pode interferir no livre-arbítrio de alguém. E que, em segundo, creio que nós aproximamos aquilo que emitimos (lei de causa e efeito). Logo, se alguém nos envia uma energia negativa, ela só nos influencia se estivermos igualmente negativos (tristes, depressivos, com raiva, chateados, desesperados, etc).
Portanto, a responsabilidade de nossas ações não pode cair sobre supostos feitiços. Até porque o mesmo argumento pode ser usado para justificar uma gripe. Os vírus estão ao nosso redor todos os dias. É somente quando nosso sistema imunológico cai, que somos infectados.
Por isso, do mesmo modo que manter um cuidado com a saúde nos impede de adoecer, termos especial atenção aos nossos sentimentos e pensamentos, nos impede de sermos influenciados negativamente por qualquer pessoa.