Isso acontece porque esta carta é negativa no seu sentido normal, falando de uma situação na qual existem conflitos e obstáculos a respeito dos quais o consulente não age da melhor maneira. Ou seja, ele não busca por acordos, pois isso implicaria em ceder algumas coisas, encontrando um consenso e a pessoa neste arcano quer impor sua vontade, geralmente por vaidade, orgulho ou egoísmo.
Logicamente, acaba faltando ao contexto justiça, já que, para sermos justos é necessário antes encontrar o caminho do meio, o equilíbrio entre dar e receber e, se sofremos de soberba, a balança ficará mais pesada do nosso lado, posto que vamos exigir muito dos outros e não querer dar muita coisa em troca.
A falta de segurança vem do fato de que, se estamos com esta atitude beligerante, não podemos viver em paz ou com tranquilidade. As pessoas ao redor serão nossas inimigas e irão querer nos derrubar na primeira oportunidade.
Por fim, a ausência de diligência e produtividade vem da preguiça e incerteza na hora de tomar decisões e fazer o que precisa ser feito. Como esperamos demais dos outros, não realizamos muito por nós mesmos.