O 5 de Copas é o arcano da semana e se refere àquele momento no qual, por meio de uma atividade transcendente, como um ritual, chegamos a um algum tipo de epifania, o que pode abrir nossa percepção sensorial.
A questão é que este arcano fala, tradicionalmente, de arrependimento, de perda, de frustração. Assim, poderíamos então entender esta visão como o reconhecimento daquilo que precisamos trabalhar em nós, daquilo que devemos superar de modo a podermos seguir em frente, renovados. Muitas vezes só conseguimos admitir aquilo que não funciona após uma experiência catártica.
Isso acontece porque nem sempre temos tempo para chegar nessas conclusões por nós mesmos.
Seja como for, se você puder sempre refletir, acredito que seja menos custoso do que ter que lidar com todo este conteúdo emocional represado de uma só vez.
Não à toa, esta carta nos suscita a não perdermos a linha quando formos pressionados emocionalmente, pois isso poderia nos levar a cometer erros graves. Portanto, é melhor canalizar esta energia de modo que possamos superar nossos obstáculos diários, sem nunca baixarmos a guarda.
Afinal, muitas das nossas dores são apenas temporárias. Agora, se cairmos na armadilha da lamentação, tal será muito nocivo ao nosso bem-estar e ao daqueles que convivem conosco.
Isso acontece porque problemas, desgraças, frustrações, acidentes, perdas acontecem com todos e são o retorno de algo que cada um plantou na própria vida. São sinais daquilo que precisa ser modificado, são indícios do que devemos melhorar em nós mesmos.
Porém, quando usamos nossas dores do passado como temática geral de conversa e só sabemos reclamar e lamuriar o que nos aconteceu e o quanto sofremos, o tempo todo, estamos sendo inconvenientes e também estamos bloqueando as soluções e os aprendizados necessários para superar isso que não sai de nossas bocas.
CONSELHO
Como conselho, este arcano pede que você mantenha a calma e que se afaste de todos os problemas.
ALERTA
Já como alerta, pede que você busque por reconciliação, amizade e segurança, que seja objetivo, que perdoe e aumente sua autoestima de modo a não cair numa situação de desamor e afastamento.