O Rei de Espadas fala, segundo Waite, em análise, articulação, ética e intelectualidade.
Basicamente, fala da capacidade em se expressar corretamente, de ir direto ao ponto, de ser claro e objetivo. Portanto, nos estimula a não perdermos tempo com bobagens ou floreios, sentimentalismos ou abstrações.
Embora a intuição e a sensibilidade sejam questões importantes na vida, dependendo do momento, situação ou contexto, elas nos atrapalham.
Por exemplo, esperamos de um médico, de um cientista, de um piloto de avião, de um engenheiro, de um juiz, extremo rigor e competência. Desejamos que eles mantenham a cabeça fria, que sejam racionais, que saibam agir da melhor forma, mesmo em situações complicadas, que resolvam nosso problema sem entrar em pânico ou depressão ou ainda, sem se deixarem contaminar pelos humores da sala.
Afinal, como manter a ética e a imparcialidade, como estar de acordo com a justiça e com as normas, como seguir os fatos e a verdade, se a pessoa muda de acordo com os desejos de determinado grupo? ou de acordo com seus próprios preconceitos e achismos?
Pratique então o raciocínio lógico, a capacidade de análise e equidade. Aprenda a dizer não e a tomar as decisões mais acertadas, mesmo que isso desagrade algumas pessoas. Se a situação pedir rigor, fique firme.
Boa semana!