VIGÍLIA (MASTER TAROT)

“Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!” Marcos 13:33-37

Esta passagem dá a entender que o mundo, com toda sua bagunça e luta por poder, se assemelha a uma mansão na qual os criados tomaram conta, após o dono da casa ter ficado há muito ausente, ao ponto de se ter a impressão de que não existe realmente um sentido para se manter a ordem e a paz. Logo, o clima do lugar é o do “cada um por si”, fazendo com que ninguém queira assumir responsabilidades ou compartilhar.

Para os religiosos, o dono é evidentemente Deus, que tudo regula e que, mesmo sem estar visivelmente presente, não deixou de ter domínio e autoridade sobre as pessoas (e espaço) que ficaram. Na verdade, Ele espera que tudo esteja funcionando na mais perfeita harmonia, mesmo que não esteja ali vigiando abertamente.

Isso remete àquela ideia do: que fazemos quando ninguém está olhando?, das nossas postagens anônimas na internet, das intrigas familiares e no trabalho. Será que estamos sendo como o profissional que continua fazendo um bom trabalho, executando suas funções com esmero e sendo colaborativo com seus colegas pois sabe ser este o seu dever ou como aquele que, na primeira oportunidade, usa o que não é seu, agindo de modo condenável e egoísta?

Nesta semana, fique vigilante a respeito do próprio comportamento. Será que, quando a oportunidade bater a sua porta, você estará preparado? Será que quando chegar ao fim da sua vida você olhará para trás e só verá realizações e amizades ou verá destruição e inimigos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *