Vanessa Mazza


0

12 comportamentos que alimentam o medo

Vanessa Mazza 17 de junho de 2015

Quer superar seus medos? Então pare de alimentar os comportamentos abaixo, pois eles o impedem de lidar com aquilo que mais lhe assusta, vencendo suas próprias limitações:

1. Fugir, lamentar ou reclamar 

Apenas enfatizar aquilo que você teme ou desgosta, não lhe ajuda a resolver.  Portanto, ao invés de apenas ficar apontando o que está errado, buscar traçar planos e objetivos provavelmente será mais interessante e efetivo para superar suas inseguranças. Quem tem receio de fazer apresentações em público, pode antes buscar se aprimorar nisso, do que apenas criar desculpas ou transferir responsabilidades (veja mais sobre isso aqui)

2. Insistir em terapias que não funcionam

Fazer terapia ajuda muito, porém, do mesmo jeito que existem pessoas diferentes, há linhas de raciocínio distintas dentro da psicologia. Logo, é preciso encontrar aquela que faz mais sentido para você e que de fato lhe dá resultados. Por exemplo, tem pessoas que são mais pragmáticas, outras mais subjetivas. Tem gente que quer estudar seus traumas, outros que querem soluções para o dia a dia. Assim, não desanime se na primeira vez que você tentou, não deu certo. Continue procurando.

3. Usar medicamentos

Os remédios servem mais para apagar em incêndios, não para resolver a causa deles. Desse modo, depender de medicamentos para tudo (para relaxar, para acordar, para dormir, para se sentir feliz, para ter energia) é uma má ideia, tanto financeiramente, quanto em termos de saúde.

A Rainha de Espadas muitas vezes acha que está sendo perseguida pelos outros.

A Rainha de Espadas muitas vezes acha que está sendo perseguida pelos outros.

4. Ter pensamentos tendenciosos

Podemos muitas vezes alimentar nossos medos ao nos convencermos de algo que não é real, apenas porque a aparência nos mostra isso. Por exemplo, se temos um vizinho que nunca nos cumprimenta, o fato é que esta pessoa não é educada ou possui alguma dificuldade social/mental. Mais que isso já seria especulação, como acreditar que a pessoa não o faz porque tem algo contra nós, etc. Portanto, ficar divagando sobre isso, sem ter uma comprovação, só faz crescer nossa incapacidade de fazer desse vizinho um amigo ou aliado.

5. Evitar o medo

Ninguém está pedindo para que anulemos o medo, que é natural, e sim para que saibamos lidar com ele. Se você tem receio de perder alguém, investigue isso melhor. Trabalhe a questão psicologicamente. Procure permitir que a pessoa fique mais tempo longe de você, para que possa testar seus limites longe dela, etc.

6. Fixar-se nos problemas

Se você só foca no problema, com certeza não conseguirá enxergar a solução. Seu pensamento simplesmente fica bloqueado. Primeiro admita que exista o problema e, logo em seguida, já busque por formas de resolvê-lo. Se não o puder, aceite sua existência e não permita que influencie negativamente seu dia a dia.

Os medos do 9 de Espadas são sempre baseados em ilusões.

Os medos do 9 de Espadas são sempre baseados em ilusões.

7. Negatividade

Seguindo a linha do item anterior, não é porque você ainda não encontrou uma solução aquilo que lhe aflige, que isso deve fazê-lo ficar negativo e pessimista, como se as coisas nunca fossem melhorar ou encontrar um rumo adequado. Na verdade, você nada ganha em ser negativo (veja mais sobre isso aqui)

8. Mania de controlar o incontrolável

Existem situações que não conseguimos controlar. O máximo que podemos fazer é apenas segurar as pontas e esperar a avalanche passar. Porém, muitos de nós tentam controlar os desfechos, as reações de outras pessoas, por terem medo de não conseguirem lidar com as consequências naturais dos acontecimentos. Isso só causa tensão e desgaste à toa. É bem possível que simplesmente deixar a bomba estourar seja menos maléfico do que fazer de tudo para escondê-la e depois tentar controlar os outros.

Quando o 8 de Copas sai, sabemos que a pessoa está envergonhada. Anna.K Tarot

Quando o 8 de Copas sai, sabemos que a pessoa está envergonhada.
Anna.K Tarot

9. Desistir diante do fracasso

Fracassar não é algo reservado apenas a quem não tem sucesso na vida. Pessoas que hoje são vitoriosas já passaram por ele em diversos níveis. Portanto, desistir frente a primeira derrocada não é um ato racional. Ou seja, não é porque você falhou uma vez que nunca acertará, nem que o fato de ter falhado signifique que você não mereça vencer.

10. Pensar demais

Diz o ditado que quem pensa demais, logo desiste e isso parece um fato corriqueiro para quem sofre de medos constantes. Se ficamos analisando demais uma situação, encontramos inúmeros motivos para nela não prosseguir. Assim, é melhor não cair no círculo vicioso do pensamento redundante que vimos acima.

11. Vontade de agradar todo mundo

Um comportamento que alimenta o medo é o de querer agradar a todos. Porém, isso é um equívoco. Sempre haverá alguém contra nós, ou insatisfeito com alguma coisa que fizemos ou falamos, mesmo que insignificante. Tentar conciliar tudo é tão impraticável quanto desejar ter controle absoluto. Nós não devemos deixar que nosso receio de desagradar o outro nos impeça de fazer algo que é importante para nós. Por exemplo, uma mulher deve deixar de manter suas amizades, apenas porque seu marido é inseguro e acredite que ela vá trai-lo? Ou deva abandonar uma carreira de seus sonhos porque seus pais desejavam outra coisa?

12. Lavagem cerebral social

Por fim, o medo também é alimentado por crenças sociais, como a que uma mulher não pode ter certas profissões, ou alguém que nasceu pobre não pode chegar em determinada posição política, etc. É nosso trabalho evolutivo contestar aquilo que a sociedade nos dita como verdade e buscar formas de sermos coerentes e autênticos ao mesmo tempo que vivemos em harmonia. Em outras palavras, poderemos não ter unanimidade, mas é possível ser fiel a si mesmo, sem ter que destruir nossos relacionamentos.

Baseado no livro Vença seus Medos

Vanessa Taro

Veja como se consultar – http://vanessamazza.com.br/2012/10/07/consultas-on-line-e-presencial/

Tags deste artigo: ,

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!