Vanessa Mazza


0

Como realizar seus sonhos

Vanessa Mazza 13 de maio de 2015

Sonhar até que parece fácil. A parte complexa mesmo vem quando temos que colocar aquilo que imaginamos em prática. Porém, se a base de nosso sonho for equivocada, isso nos fará perder tempo em um caminho que não nos trará felicidade. Se isso acontecer, tenderemos a acreditar que não merecemos sonhar e que, portanto, teremos que nos contentar com o que vier. Além de ser ruim para a autoestima, nossos medos crescerão com o tempo chegando ao ponto de não conseguirmos mais arriscar.

Logo, antes de levar adiante seus sonhos atuais, primeiro verifique se:

– Este sonho é seu ou de outras pessoas?

Parece bobo, mas não é. Se você é uma mulher e teve uma mãe que foi uma bailarina frustrada, pode crescer achando que seu grande sonho é participar da maior companhia de dança do mundo quando, no fundo, o que você queria mesmo era ser veterinária. Podemos incorporar desejos de outras pessoas como nossos por uma questão emocional. Afinal, se você realiza o anseio do outro, recebe mais atenção, aceitação e amor. Nem sempre aquilo que queremos preenche a expectativa do outro. Assim, podemos abrir mão de quem somos apenas para não sermos rejeitados. Claro que isso não é um processo lúcido. Chegamos mesmo a nos convencer que aquele sonho é nosso, sem notar que, mesmo realizado, não nos faz nos sentir completos e realizados.

fineartamerica.com

fineartamerica.com

– Existem alternativas melhores?

Supondo que você tenha certeza sobre o que deseja, vem a problemática da realização. De repente você pensa que seguir um caminho é o mais certo (por estar optando por modelos rígidos/tradicionais) e não pensa em alternativas ou numa solução que tenha mais “a sua cara”.

– É realista?

Não é porque todos merecemos viver nossos sonhos que devemos correr atrás de metas praticamente impossíveis ou irreais, fundadas em fantasias, tipo uma pessoa sem talento para o canto, querer se tornar um tenor ou uma soprano. A pessoa pode praticar, ter este hobby, mas se não tem potência vocal, esta não será magicamente resolvida. Querer casar com o Hugh Jackman até pode ser realizado, mas está muito fora da realidade de alguém que mora do outro lado do mundo e/ou que não exerce uma atividade que a coloque ao lado dele. Além disso, o fato de ficar ao seu lado, não o levará a se apaixonar perdidamente por você.

feedproxy.google.com

feedproxy.google.com

– É inspirador ou resultado de desespero?

Outros sonhos podem vir mais como uma forma de escape do que de um desejo real. Alguém pode querer ser um empreendedor apenas por não tolerar trabalhar para outras pessoas. Porém, isso não significa que tenha talento ou que queira realmente assumir todas as responsabilidades de um negócio próprio.

– É positivo?

O sonho vai lhe levar para algo melhor? Ou quando realizado o fará perceber que você perdeu muito no caminho? Ter o corpo perfeito, por exemplo, exige muita dedicação, pois você precisa treinar com regularidade, fazer tratamentos estéticos, ter disciplina montando seus cardápios e fazendo suas compras, se ausentando de certos eventos sociais, etc. Pode ser que no final do processo, você perceba que ficou longe de amigos, que perdeu momentos importantes ou ainda que deixou de fazer outras coisas, também importantes para você. Não que alguém não possa se adaptar ao ritmo normal de vida e ter um corpo equilibrado, mas perfeição toma tempo. O mesmo pode ser transferido para quem quer ganhar milhões ou ser um esportista de ponta. É evidente que, se isso for o que você mais quer, deve ir atrás mesmo. Porém, se suas prioridades forem de fato outras, talvez seja melhor repensar.

– É específico?

Sonhamos muitas vezes de forma abstrata e generalista. Podemos nos imaginar ricos sem estabelecermos parâmetros. Esta riqueza significa uma casa de praia, uma lancha e uma Ferrari? Ou uma mansão na Europa, um jatinho e crédito ilimitado em boutiques chiques? Para algumas pessoas riqueza é apenas independência financeira, não ter que se preocupar com contas e comprar algumas coisas que gosta, fazer algumas viagens, sem necessariamente mudar seu estilo de vida. Portanto, trace bem o que você deseja, com bastante detalhes. Isso vai lhe ajudar a estabelecer planos mais efetivos e claros. Afinal, o caminho de quem quer o jatinho é muito diferente daquele que apenas quer ganhar um pouco mais do que gasta.

shoecrazt.tumblr.com

shoecrazt.tumblr.com

Baseado no livro Vença seus Medos. Clique aqui para conhecê-lo.

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!