Vanessa Mazza


1

10 atitudes para ser mais autoconfiante

Vanessa Mazza 18 de abril de 2015

Ser autoconfiante nem sempre é simples, pois temos que lidar com expectativas dos outros, assumir responsabilidades, ter coragem de seguir em frente quando todos estão contra e ainda enfrentar medos, saindo de nossa zona de conforto. De todo modo, como qualquer músculo, ter mais autoconfiança é algo que pode ser treinado e desenvolvido pela prática repetitiva. Por isso, veja 10 atitudes para ser mais autoconfiante:

1. Evite se desculpar ou se justificar do que faz – Se não temos clareza de quem somos, nem confiança no que fazemos, sentimos a necessidade constante de explicar aos outros os motivos que nos levaram a tomar certas decisões, por medo de sermos mal-interpretados ou rejeitados.

Dica: Mesmo que fique inseguro, não se justifique. Com o tempo, isso vai lhe ajudar a ficar mais firme no que faz.

2. Faça o que tem medo – Sei que não é fácil, porém, geralmente as coisas que nos assustam não são tão temíveis assim. Basta nos acostumarmos ou pegarmos prática e aquilo se torna parte natural de nossas vidas.

Arthur Rackham

Arthur Rackham

Dica: Vá devagar e sem pressão. Leve o tempo que precisar, mas não desista.

3. Evite a zona de conforto – Parte do item anterior é justamente não se acomodar. Então, se você sempre segue a mesma rotina, fuja dela alguns dias por semana, até para obrigar sua mente a tentar se ajustar a novas possibilidades. Sem isso, você vai perdendo energia e entusiasmo por tudo, sem perceber.

Dica: Tente introduzir novos hábitos um a um, até que fiquem naturais.

4. Faça hoje o que gostaria de fazer semana que vem – Quanto mais você adiar as coisas, mais elas pertencerão ao plano do futuro. O problema é que este amanhã acaba nunca chegando, pois, todos os dias, você posterga, seja por um motivo ou outro. Existem coisas para as quais precisamos de tempo para nos planejar. Outras só necessitam de vontade e coragem.

Dica: Comece o dia com as coisas que vive postergando. Funciona mais do que deixar para a noite.

5. Não dê tanto peso ao que os outros pensam – Se você valoriza a opinião de uma pessoa que admira, pode extrair dela lições para a própria vida. Mas, se você dá excesso de valor a toda e qualquer opinião, inclusive de pessoas que não são bons exemplos, você não só perde tempo como fica se constrangendo e paralisando à toa.

richters.tumblr.com

richters.tumblr.com

Dica: Escute, analise se tem algo de útil e siga em frente.

6. Evite julgar e criticar as pessoas – É importante treinar o pensamento crítico e lúcido, porém, ficar julgando e criticando as pessoas, geralmente porque estão seguindo suas vidas de uma forma que você não concorda, só o deixa focado no que é ruim e o impede de ser generoso, compreensivo, agradecido e compassivo, características essenciais de quem confia em si mesmo e na vida. Afinal, se você só vê o pior nas pessoas, se manterá constantemente desconfiado e com medo.

Dica: Sempre que se pegar fazendo isso, corte na hora e diga em seguida algo bom.

7. Evite fazer comparações – Você não será mais confiante se ficar o tempo todo se comparando aos outros. Sempre haverá pessoas na sua frente e outras tantas atrás de você. O importante é estar certo que você está no melhor lugar onde poderia estar no presente. Não importa se você errou muito no passado. Agora você é mais esperto e é isso o que interessa.

Dica: Policie-se ao ponto de nunca mais fazê-lo. Se alguém o fizer perto de você, não concorde, nem responda. Mude de assunto.

8. Não se engane com bajulações – Ninguém fica mais confiante com elogios, até porque quem tem autoestima equilibrada, não depende deles, nem se deixa afetar por eles. Logo, tenha clareza de quem você é e do que pode. Não permita que a bajulação, verdadeira ou não, o iluda a respeito de si mesmo.

Dica: Agradeça os elogios, mas não mude sua programação/decisão por conta deles.

9. Você não precisa receber aprovação/permissão para tudo o que faz – Uma extensão do item 5, ser autoconfiante significa ir em frente naquilo que você acredita, sem precisar que alguém lhe dê permissão ou apoio. Pessoas inseguras geralmente ficam estagnadas ou perdem muito tempo tentando convencer os outros sobre aquilo que deseja fazer, ao invés de simplesmente fazê-lo.

Dica: Evite perguntar se a outra pessoa quer ou não que você faça algo. Apenas informe e faça. Se ela for contra, ouça os argumentos, analise, mas se forem apenas uma tentativa de lhe controlar, desconsidere e siga em frente.

10. Não deixe pequenos problemas desanimá-lo – Os problemas existem e sempre existirão. Não acredite numa vida sem obstáculos ou desafios e sim na sua capacidade para superá-los, sempre que surgirem. Você não prefere um jogo de video game no qual não haja várias fases para serem superadas? Não seria muito chato que tudo fosse fácil?

shenaniganswillensue.tumblr.com

shenaniganswillensue.tumblr.com

Dica: Não reclame dos obstáculos, apenas pense em formas criativas e rápidas de superá-los.

Baseado no site: Life Hack

Comments (1)

  1. Pingback: Você se compraz em ser infeliz?

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!