Vanessa Mazza


1

Série Hábitos Nocivos: Escapismo

Vanessa Mazza 28 de janeiro de 2015

Escapismo é um hábito que se instala quando a realidade que vivemos é tão dissonante daquilo que queremos ou aceitamos, que consideramos ser melhor fingir que as coisas são diferentes ou que não estamos entendendo o que nos acontece. O problema é que, pela repetição, o falso fica tão instalado em nós que perdemos a noção de que aquilo que vemos ou pensamos é uma ilusão da nossa mente e que os alertas que as pessoas nos dão e que nos parecem tão sem propósito, tratam-se, na verdade, de bons conselhos.

Isso acontece porque aquilo sobre o qual não temos consciência é difícil de mudar. Se a pessoa que vive alimentando ilusões e se enganando sobre aquilo que lhe acontece não se permite olhar sua vida com olhos mais lúcidos, não há nada que ela ou qualquer pessoa ao redor possa fazer.

Por isso, é importante que todos nós levemos à sério o que as pessoas dizem, no sentido de usarmos isso como material de autoconhecimento e não para nos deprimirmos ou nos irritarmos. Faça o teste consigo mesmo, se questione, preste atenção a si mesmo. Se estiver se iludindo, o simples fato de parar para ouvir seus pensamentos e emoções vai lhe provar isso. Mas, esteja preparado, quando a consciência vir à tona, você terá que tomar alguma atitude.

Assim, as consequências de quem é escapista são:

  • Viver uma ilusão;
  • Provocar pena ou raiva nas pessoas;
  • Afastar amigos que queiram ajudar;
  • Não evoluir pessoalmente;
  • Sofrer continuamente sem saber o motivo;
  • Ser uma pessoa na qual ninguém pode contar;
  • Induzir os outros ao erro;
  • Acumular e complicar problemas que nasceram simples;

Portanto, antes de continuar afirmando coisas que todos ao seu redor parecem entender o contrário ou se convencer que está tudo perfeito, quando você vê relacionamentos, negócios e finanças desmoronando na sua vida, faça esta autoanálise, abra espaço para a dúvida, considere que você possa estar se iludindo por medo de encarar a verdade. Quando somos autênticos, as coisas tendem a fluir com mais facilidade. Use este parâmetro como guia e saberá quando seu escapismo se transformou em consciência.

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Tags deste artigo: , , ,

Comments (1)

  1. Pingback: Resumo de Janeiro e Fevereiro

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!