Vanessa Mazza


1

Série Hábitos Nocivos: Derrotismo

Vanessa Mazza 20 de maio de 2014

Ninguém gosta de uma pessoa que fica sempre nos colocando para baixo e nem é difícil reconhecê-la, pois são indivíduos cuja convivência é penosa. O interessante é que muitas vezes a pessoa derrotista somos nós e não nos damos conta do fato. Isso acontece porque temos a tendência a olhar mais para fora do que para dentro. Por isso que uma das formas de descobrir nossos defeitos é observando aquilo que mais nos incomoda no outro. Ou seja, se o pessimismo de alguém lhe perturba, tenha certeza: o negativista da história é você.

Porém, o que nos faz ficar assim, derrotistas?

Geralmente é a falta de confiança em nós mesmos e no futuro. É como se víssemos o mundo como um lugar hostil e as pessoas como inimigos. Assim, como esperar algo de bom de qualquer coisa, se já as rotulamos como envenenadas desde a fonte?

Entretanto, ninguém nasce derrotista. Isso é algo que se constrói sobre vários fracassos e decepções. Sim, o pessimista já sofreu muito nesta vida… Mas, o  grande ponto dessa questão é que ele nunca conseguiu perdoar ou compreender o que lhe aconteceu. Assim, ficou estagnado no evento ruim e não no que obteve de bom através dele. Um exemplo disso, é a pessoa que reclama dia e noite de que não pode comprar certas coisas porque tem que economizar, ao invés de ficar feliz ao saber que, após alguns meses de esforço, suas contas estarão controladas e a vida dela poderá voltar ao normal.

Veja algumas consequências de quem é derrotista:

  • Desistir de coisas importantes mesmo sem nunca ter tentado;
  • Ficar passivo frente a vida e os problemas;
  • Mostrar egoísmo àqueles que buscam por ajuda;
  • Deixar as coisas estragarem ou se perderem por falta de motivação em consertá-las;
  • Não ter a quem pedir ajuda em caso de necessidade;
  • Isolamento social;
  • Viver uma vida sem sonhos ou aspirações.

Portanto, antes de confundir derrotismo com realismo, procure sempre balancear suas frases e atitudes. Afinal, tudo tem dois lados. Desse modo, é possível extrair boas coisas de momentos ruins e vice-versa. Em outras palavras, nunca seja uma pessoa que só olha um lado da questão, até porque ser derrotista é tão destrutivo quanto enxergar a vida com o tal do óculos cor-de-rosa.

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Comments (1)

  1. Pingback: 12 comportamentos que alimentam o medo

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!