Vanessa Mazza


0

Série Hábitos Nocivos: Cobiça

Vanessa Mazza 19 de maio de 2014

A cobiça não é uma emoção muito favorável, pois, ao contrário da ambição que nos impulsiona, a cobiça apenas nos faz querer algo que não podemos ou pelo qual não estamos dispostos de fato a lutar. Afinal, quem cobiça quer as coisas “de mão beijada”, sem haver a necessidade de mudança pessoal. Porém, isso não significa que quem cobiça não se utilize de artimanhas para conseguir o objeto de seus desejos. O problema é que estes atalhos normalmente são de caráter duvidoso.

E em que situações podemos ter cobiça?

Quando vemos alguém feliz e desejamos sê-lo sem no entanto seguir o mesmo caminho que o outro seguiu. Por exemplo, uma pessoa que hoje está com o corpo atlético e bonito, tendo sido antes obesa. Esta pessoa passou por um processo de reeducação alimentar que durou meses, foi à academia 5 vezes por semana, fez dieta e recusou convite de festas. Aquele que cobiça o corpo perfeito quer as regalias sem o empenho. Isso significa que quer chamar a atenção e ser elogiado, mesmo não tendo feito nada para merecê-lo. Ou ainda, deseja ter ao seu lado um parceiro atraente, sem se esforçar para sê-lo também.

Outra situação é aquele que quer frequentar lugares chiques/ricos apenas usando de conversa fácil, sem ter tido uma carreira que justificasse o ingresso naquele ambiente. Ou ainda esperar que o outro o ame, mesmo que tenha que obrigá-lo a tal, seja com ameaças ou propina.

Por isso, veja algumas consequências de quem cobiça:

  • Perder-se no complexo de superioridade;
  • Deixar de evoluir como ser humano;
  • Forçar os outros a fazerem coisas que não desejam;
  • Perder a reputação;
  • Deixar de ser confiável;
  • Ter as pessoas temendo sua presença;
  • Ser inconveniente;

Portanto, antes de começar a cobiçar, veja como a vitória do outro pode influenciá-lo a melhorar quem você é. Transforme a cobiça em admiração e respeito e você não correrá o risco de ser mal-visto. No final, seu esforço poderá ser o combustível motivador que outros precisam.

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Tags deste artigo: , ,

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!