Vanessa Mazza


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Série Hábitos Nocivos: Reclamação

Vanessa Mazza 3 de abril de 2014

Eu acredito que todo ser humano reclame, mais ou menos, só consigo mesmo ou em alto e bom som. De algum modo, reclamar faz nos sentirmos parte do grupo e também aliviados pelo fato de que, na maioria das vezes, o que nos incomoda também atinge outras pessoas. Porém, reclamar é diferente de criticar construtivamente. Além disso, geralmente quem reclama não costuma tomar a iniciativa em direção à resolução do que aponta. Afinal, temos a tendência a ver os reclamadores jogando palavras ao vento, enquanto observam (e esperam) outros indivíduos solucionarem o problema.

Por isso, reclamar tem algumas desvantagens:

  • Atrai para perto de você outros reclamões;
  • Torna você uma pessoa de difícil convivência;
  • Não ajuda você a resolver o que lhe incomoda;
  • Afasta de si pessoas legais e produtivas;
  • Cria uma imagem negativa ao seu respeito;
  • Faz você perder o entusiasmo, a alegria e a vontade de fazer as coisas

Assim, da próxima vez que for reclamar, se lance o desafio de encontrar saídas para a questão o mais rápido possível. Se não puder ser imediato, comece a pensar de maneira otimista, dizendo a si próprio que pessoas e situações irão surgir para lhe ajudar. Agora, se for algo sobre o qual você não tem nenhum poder, então é melhor simplesmente aceitar. Até porque reclamar não o tornará mais esperto, nem mais eficiente.

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