Vanessa Mazza


0

7 dicas para viver mais simples

Vanessa Mazza 19 de março de 2014

O site Mother Nature Network trouxe recentemente uma matéria interessante sobre as 7 pedras que nos impedem de ter uma vida mais simples, se referindo ao tipo de energia não-renovável que utilizamos, nosso consumo exagerado e produção de lixo, assim como nossa dependência dos automóveis, entre outros. Resolvi adaptar as dicas para o ponto de vista interno, já que o que nos faz agirmos contra o Planeta é o mesmo que nos destrói como indivíduos.

Veja abaixo como ser mais simples:

1. Reduza suas expectativas: Não há como levar uma vida tranquila se estamos sempre criando expectativas sobre os outros. Pode ser o retorno de um favor que fizemos, um comportamento correto que esperamos que aconteça, uma resposta que queremos ouvir, etc. Porém, nem sempre isso que desejamos é o melhor para nós, para o outro ou ainda para a situação, pois estamos vendo apenas por ângulo. Fora que se quisermos ditar como o outro deve agir, pensar, sentir, deixamos de perceber quem essa pessoa realmente é, apreciando-a em sua singularidade. Portanto, tudo o que ela fizer de diferente do que era esperado irá provocar angústia, revolta e frustração, emoções que impedem qualquer um de tomar decisões simples.

2. Produza menos lixo mental: De nada adianta reciclarmos nosso lixo, se não conseguimos fazer o mesmo com nossos pensamentos. Se formos analisar bem, o processo é o mesmo. Temos várias categorias de pensamentos: os sabotadores, os permissivos, os autocríticos, os invalidadores, os encorajadores, os esperançosos, os hesitantes. Que tal todo dia separar seu lixo, jogando fora aquilo que não lhe serve mais e reciclar os que podem ser adaptados? Afinal, uma coisa é levar à sério um pensamento invalidador do tipo “eu não sirvo para nada”. Outra é entender que isso é falso e simplesmente renová-lo para um encorajador como, por exemplo, “eu sirvo para muitas coisas”.

3. Mude sua energia: Da mesma forma como você troca um lâmpada que consome muita energia por outra mais econômica, também é sábio trocar atividades ou relacionamentos exaustivos por outros mais leves e revigorantes. Neste ponto é preciso exercitar o desapego para não querer conservar aquilo que não lhe faz bem.

4. Faça as coisas do seu jeito: É importante parar de copiar os outros. Se você pode aprender a cozinhar a própria comida e assim, dar um toque de autenticidade e qualidade as suas refeições, suas decisões também devem ter mais de você do que dos outros. Senão, serão apenas atitudes padronizadas, tão iguais quanto as caixas de produtos congelados que você compra no supermercado.

5. Seja independente: Não fique esperando os outros resolverem seus problemas, nem dependa de favores para conseguir o que pretende. Tome conta da própria vida e você verá como isso elimina muitas horas de cobrança e atrasos.

6. Reduza a ansiedade: Toda vez que perdemos a fé em nós mesmos e na vida, a ansiedade aparece, pois não suportamos a ideia de ter que enfrentar algo que não queremos ou do qual temos medo. Entretanto, manter um estado ansioso torna tudo mais complicado, já que precisamos checar e rechecar nossos compromissos, ficamos controlando os outros o tempo todo e perdemos horas de sono com preocupações desnecessárias.

7. Aprenda a se doar: Pode parecer uma dica contrária ao que está escrito nas anteriores, mas não é. Quando fazemos as coisas aos outros com expectativa de retorno, tentamos controlar o processo, o que cria dependência emocional e ansiedade. Porém, se decidimos dar de bom grado, seja nosso amor, tempo, carinho, atenção e trabalho para algo que é importante para nós, sem querer algo em troca, tudo acontece muito naturalmente e nos faz sentir que temos um sentido maior na vida.

Gostou das dicas? Compartilhe e comente! Se quiser ver a lista original voltada para a sustentabilidade, clique aqui 

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Tags deste artigo: , ,

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!