Vanessa Mazza


0

8 razões para parar de trabalhar tanto

Vanessa Mazza 8 de fevereiro de 2014

Baseada em um artigo publicado no Inc.com, por Minda Zetlin, que trazia as 10 razões para não trabalharmos tanto, traduzi a lista, diminui algumas coisas e adicionei meus comentários, considerando as especificidades de nossa cultura.

1. Quantidade mata qualidade

Sabe quando falamos que a “pressa é a inimiga da perfeição”? Pois é, isso só acontece quando tentamos fazer muitas coisas num espaço curto de tempo. Ao invés de sermos eficientes, podemos nos atrapalhar e cometer mais erros do que se fizéssemos uma coisa de cada vez. E, melhor, se optássemos apenas por aquilo que realmente interessa. Assim, se houver coisas que você puder delegar ou mesmo deixar para lá, faça-o se isso for lhe render mais tempo para fazer o essencial com a maior qualidade possível. Afinal, você será lembrado pela excelência e não pela quantidade de pequenas tarefas que, muitas vezes, são insignificantes.

2. Dormir bem é importante

Quem trabalha muito acaba negligenciando o sono por considerar que não é tão essencial ou que atrapalha realizar o que precisa. Não é a toa que sempre vemos estas pessoas “varando” noites a base de café e energéticos. Porém, dormir menos significa menos produtividade, até porque a tendência é que você fique menos criativo, entusiasmado e energizado.

3. Seu humor oscila demais

Excesso de trabalho e falta de sono nos torna irritadiços e inconstantes emocionalmente. Ou seja, ficamos menos tolerantes ao erro (nosso e dos outros) e fragilizados em relação ao estresse e imprevistos. Isso pode fazê-lo descontar em cima de pessoas que nada tem a ver com o assunto e que poderiam lhe ajudar a resolver problemas, mas que se afastarão por causa da sua chatice.

4. Suas decisões ficam prejudicadas

Cansaço, estresse e estafa fazem você não ter capacidade plena de tomar boas decisões, muito menos de ouvir sua intuição, o que só seria possível se você estivesse em paz. E sim, é possuir ser intuitivo e ao mesmo tempo ativo.

5. Você passa um mau exemplo

Por mais que você se esforce e até consiga realizar um bom trabalho, você deixa de ser admirável se estiver sofrendo as consequências do excesso de trabalho. Isso faz com que você não consiga novas oportunidades, muito menos mais benefícios.

6. Quanto mais você trabalha, mais trabalho passam para você

Se você é conhecido como “o multitarefa” ou aquele que faz tudo em pouco tempo, a tendência dos seus colegas e chefes será sempre lhe passar mais atividades, não porque o considerem um grande profissional, mas por saberem que podem contar com você para terminar o que precisam. Neste sentido, você se torna mais um servo/estepe que alguém especial. Por isso, é comum ver pessoas que trabalham menos ter mais sucesso que outras que se dedicam exageradamente, fazendo horas extras e perdendo finais de semana ou vendendo férias.

7. Você destrói seus relacionamentos

Uma pessoa que trabalha demais geralmente ou é sozinha e usa sua atividade para evitar sentir a solidão ou sente uma necessidade muito grande de se provar e nisso, sacrifica seus relacionamentos. Afinal, que namoro ou casamento resiste a um companheiro ausente? Que filho não é afetado por um pai ou mãe que nunca está por perto? É claro que uma coisa é seguir seu sonho ou trabalhar por necessidade, outra é se exaurir sem necessidade, como vimos nos itens anteriores, já que a pessoa em questão nem ganha mais por isso, nem tem um desempenho profissional mais significativo.

8. Sua saúde se fragiliza

Quem trabalha demais está sujeito a sofrer diversos problemas de saúde, seja pela falta de sono ou de exercícios físicos, seja por consequência do estresse, ausência de atividades lúdicas ou pela má alimentação a qual se submete. No fim, mesmo que junte dinheiro, o mais provável é que gaste tudo com remédios e tratamentos, mais do que com viagens ou bens.

Portanto, se você estiver trabalhando ao ponto de ser mal-visto, estar acumulando doenças e brigando direto com familiares, amigos e amantes e, pior, sem obter sucesso profissional, reconhecimento ou promoções, é melhor repensar o modo como está atuando, pois, antes fazer algo que dá real resultado do que seguir uma cartilha que só lhe traz problemas.

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!