Vanessa Mazza


0

Breaking Bad e o Tarô: A trajetória de Walter White pelos arcanos

Vanessa Mazza 4 de outubro de 2013

Semana passada terminou um dos seriados que mais gostei de assistir e que, à princípio, acreditei que não tinha nada a ver comigo. Felizmente, os episódios se mostraram tão inteligentes que, mesmo com esta temática de violência, o que ressaltava era mesmo a transformação de cada uma das personagens. Nada mais apropriado, considerando que a química permeava toda a história, a começar pela a fabricação de metanfetamina.

Assim, um dos primeiros arcanos que me lembrei vendo o seriado foi a Temperança. Esta é carta da química, da alquimia, no Tarô. Ela fala da transformação, da transmutação, e de como isso pode ser um processo lento. Afinal, quando você conhece Walter White (Valter Branco), o singelo e abobalhado professor de química, você não imagina que ele poderia ter um lado tão negro quanto o de Heisenberg, seu nome no mundo do crime. Mas, não somos nós, em essência, a combinação de luz e sombra? Até a escolha do nome de seu alter-ego foi interessante. Werner Heisenberg trabalhou com a bomba atômica, na Alemanha nazista. Portanto, foi muito significativo que a primeira aparição de Mr. White como Heisenberg tenha sido com uma explosão.

Atualizados recentemente32

Walter White fazendo suas combinações como a Temperança

De todo modo, muitos outros arcanos foram aparecendo a medida em que assistia o seriado. O Mago, por exemplo, estava lá com seus truques. A habilidade e inteligência do professor eram notórias, mas visavam frequentemente manter uma aura de mistério e poder, que no fundo, ele não tinha. Ou seja, ele se mostrava como o Diabo, manipulador, materialista, escravizante, mas se ocultava pelas sombras da Lua, tentando a todo custo manter sua vida normal, a qual também era muito apegado. Até porque nenhum de seus inimigos imaginava que ele seria um pai de família, visto por seus conhecidos como um homem frágil, por estar morrendo de câncer (olha a Morte rondando aí).

Mago/Diabo/Lua/Morte

Mago/Diabo/Lua/Morte

É claro que, quando nos tornamos obsessivos com algum objetivo (no caso dele, conseguir dinheiro suficiente para deixar à família após a sua morte), correndo sem parar e sem olhar para os lados, tal como no Carro, nosso destino pode ser a Torre, a destruição total de nossas ambições, a “puxada de tapete” do destino que acontece toda vez que achamos que temos controle total, assim como na carta do Imperador.

Carro/Torre/Imperador

Carro/Torre/Imperador

O fato é que, após muitas revoluções da Roda da Fortuna, que ora colocava Mr. White no topo, ora o deixava no fundo do poço, o que tivemos foi uma espécie de redenção, simbolizada muito bem pelo Julgamento. Quando a transformação da Temperança enfim terminou, o que sobrou foi apenas a memória de uma vida passada.

Roda da Fortuna/ Julgamento

Roda da Fortuna/ Julgamento

E, para mim, o que ficou mais forte é que, por mais que achemos que conhecemos alguém, isso é apenas uma ilusão. Por isso, não devemos nem elevar, nem subjugar ninguém. Um mero professor de química de colégio, na casa dos 50 anos, com uma doença terminal fez mais confusão e causou mais medo que Jesse Pinkman, seu parceiro. Mesmo jovem, envolvido com drogas e conhecendo aquele mundo, ele nunca teria chegado tão longe sozinho. Mas, com certeza, pessoas olhando de fora, teriam esperado o pior do rapaz e nada do senhor.

Em suma, antes de julgar alguém fraco ou forte, abra sempre espaço para a dúvida dos Enamorados e lembre-se que, todos nós temos a mesma dose de bem e de mal dentro de nós. O que vai determinar nosso caminho é a nossa consciência.

Atualizados recentemente37

Enamorados – Quem é o bom e quem é o mau?

Para quem não viu a série: www.baixartv.com/download/Breaking-Bad/

 

1149_4450561996624_623269796_n

Precisando de um conselho das cartas? Veja como aqui

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!