Vanessa Mazza


1

Conheça os benefícios do beijo

Vanessa Mazza 14 de dezembro de 2012

Beijar é uma forma de conhecer o outro, amar e se sentir pleno

Desde sempre adorado, o beijo é mais do que uma manifestação de amor e desejo, é uma forma de conhecermos o mundo e, consequentemente, de compreendermos outra pessoa, cujo universo interior é adentrado no momento em que nos conectamos a ela através deste gesto.

Quando nasce, o bebê leva tudo à boca para entender cada pequeno aspecto do mundo. Então é muito natural que o beijo acabe sendo, na vida jovem e adulta (ou ainda pré-adolescente) uma manifestação de intimidade que vai além do que podemos raciocinar sobre aquela pessoa, nos baseando apenas naquilo que estamos sentindo que está vindo dela. Neste sentido, os “ficantes” não estariam de todo equivocados ao saírem por aí “conhecendo” as pessoas, antes de mesmo de se relacionarem afetivamente com elas.

Afinal, o simples toque dos lábios, não importa aonde seja (na mão, na bochecha na testa, nos olhos, no pescoço, na boca), pode nos trazer sensações diferentes, que estão igualmente carregadas de significado. Assim, o leve toque de um beijo paterno sobre a cabeça de uma criança pode fazer com que ela se sinta segura. Ou o beijo de um irmão tão logo você conquista um objetivo, que pode lhe fazer se sentir apreciado. O mesmo ocorre nos relacionamentos amorosos. Um casal que sempre se beija, por motivos diferenciados (carinho, aprovação, encorajamento, etc.) mesmo que de forma tranquila, está mostrando uma parceria/intimidade maior do que aqueles que só se beijam em momentos de paixão.

Por outro lado, o beijo também pode ser algo desagradável se for imposto, mal dado ou se chegar na hora errada. Por isso, é importante sempre prestar atenção à cultura do lugar, aos costumes, à personalidade da pessoa, etc. Em outras palavras, beijar a mão de alguém é elegante e pode até ter um ar de conquista, mas feito a esmo pode parecer estranho e constranger. Do mesmo modo, você não espera que seu namorado sempre dê beijos na sua testa como se fosse seu pai ou que seu marido beije a própria mãe na boca.

De todo modo, beijando por afeto fraterno, por cumprimento, por paixão ou amor, o beijo nos traz muitos benefícios, não só psicológicos, mas também físicos. Veja abaixo alguns deles:

  • O ato de beijar é bom para a higiene dos dentes, pois estimula a produção de saliva, reduzindo o acúmulo de placa bacteriana.
  • Beijar estimula a musculação facial (são 29 músculos que se movimentam nesta hora), o que ajuda a nos mantermos com a aparência mais jovem.
  • Podemos nos livrar do estresse e da depressão quando beijamos, pois o ato pode nos relaxar e aumentar nossa autoestima. Afinal, durante a atividade o cérebro libera endorfinas, provocando uma sensação geral de bem-estar.

Portanto, se você tiver a oportunidade de beijar, não a perca! Afinal, nada melhor do que se exercitar, cuidar da saúde, fazer terapia e ao mesmo tempo curtir outra pessoa!

Vanessa Taro

Se encontra numa dessas situações? Veja como se consultar – http://vanessamazza.com.br/2012/10/07/consultas-on-line-e-presencial/

Comments (1)

  1. Pingback: Especial Dia dos Namorados: Artigos para ajudar sua vida amorosa

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!