Vanessa Mazza


0

Grandes conquistas vêm da disciplina

Vanessa Mazza 9 de novembro de 2012

Geralmente, quando se fala a palavra disciplina, um arrepio corre o corpo da maioria, pois costumamos associá-la a uma vida sem cor, brilho ou alegria. Como se todos os disciplinados tivessem que ser, obrigatoriamente, chatos, pedantes ou obtusos.

Quem já tem uma imagem um pouco mais positiva, liga a disciplina aos atletas e sua capacidade de treinarem diariamente, o que também traz uma sensação de coisa muito difícil de praticar e de se seguir.

Assim, vamos vivendo a vida no automático, deixando acontecer, ou tentando controlar de formas não eficientes, quando as consequências já se apresentaram.

Neste sentido, ter disciplina real, ligada a nossa vida cotidiana, poderia nos ajudar, e muito, a manter o foco de quem somos e do que queremos de fato para nosso futuro.

Uma pessoa que, por exemplo, precisa ou deseja um emprego melhor e sabe que deve se aprimorar, terá a disciplina de seguir até o fim um curso noturno, mesmo que com isso tenha que abdicar de algumas coisas durante este tempo, pois, para ela, o resultado é mais importante. Afinal, pensa, de que vale curtir a noite com os amigos ou descansar em casa, se isso indica continuar na mesma posição, ganhando o mesmo salário? Não vale a pena ficar um curto período sem isso, para justamente se libertar dessa mesmice?

De todo modo, apesar deste ser uma raciocínio lógico e claro, a maioria de nós não consegue aplicá-lo no seu cotidiano. Basta observar quantas pessoas estudam para concursos e não passam, quantos começam um regime, mas não emagrecem, quantos entram na faculdade ou em um curso de língua e não terminam, quantos se matriculam em academias e não vão, entre tantos outros exemplos.

O erro talvez esteja primeiro na crença de que disciplina é algo ruim ou pesado e, segundo, na nossa falta de prática na disciplina. Por isso, seguem algumas dicas de como começar a pensar e agir de forma disciplinada para, com o tempo, ficar mais fácil assumir novos grandes desafios, sem tantas desistências.

  • Comece com coisas básicas e simples, como lavar a louça, tirar o lixo ou arrumar a cama diariamente;
  • Organize seu horário de dormir e acordar para que fique constantemente na mesma faixa, até seu corpo se acostumar;
  • Faça suas refeições em horários semelhantes e prepare-as com cuidado ao invés de devorar qualquer coisa, em qualquer lugar e de qualquer jeito;
  • Faça uma planilha das suas contas para saber quanto gasta e quanto ganha e anote suas compras;
  • Guarde suas moedas no mesmo lugar e as utilize com frequência;
  • Programe suas idas ao banco (ou ao site) para pagar suas contas nas datas certas e não se perder nos juros;
  • Tenha sempre uma lista correta de mercado para seguir e assim não gastar  com bobagens, fazendo uma pesquisa de preço prévia;
  • Preste atenção aos seu pensamentos e como o fazem se sentir ao longo de um dia;
  • Saiba onde você guarda cada coisa ou crie um lugar único para elas, como chave do carro, carteira, etc, para não perder tempo procurando  diariamente;
  • Faça um diário de seus sonhos, para ir acompanhando as mensagens de seu subconsciente  Muitas vezes quando você une os sonhos de uma semana inteira, uma resposta para algum problema surge;
  • Tenha organizado os contatos das pessoas que conhece, para poder entrar em contato mais amiúde com elas;
  • Aproveite as primeiras horas da manhã para estudar, fazer algum exercício ou meditar;
  • Saiba quanto tempo gasta para cada tarefa para programá-las com antecedência;
  • Faça uma lista de tarefas diariamente e selecione apenas as primordiais e concentre-se nelas, desse modo, você não perde tempo e não se cansa com o que pode ficar para outro dia.

É claro que estas dicas não abarcam o todo. Você terá que rever seu dia a dia e compreender onde estão seus drenos de energia, quais são as atividades que lhe tomam tempo de mais para criar suas próprias regras.

No começo pode ser difícil e você irá falhar várias vezes. Entretanto, a própria vontade de fazer e de melhorar vai mantê-lo firme neste propósito, até que fique algo natural.

Além disso, você perceberá que a disciplina, ao contrário de ser algo limitante, é uma forma de libertar você de todas as coisas que hoje lhe aprisionam.

Que tal começar hoje?

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!