Vanessa Mazza


0

Liberte-se dos pensamentos negativos

Vanessa Mazza 21 de fevereiro de 2012

A maioria de nós se deixa levar por uma série de pensamentos negativos, sejam nascidos de um comportamento que mantemos desde a infância, seja oriundo de alguma situação traumática não superada, seja simplesmente porque estamos apenas acompanhando o padrão das pessoas ao nosso redor, é evidente que ficar criticando, reclamando e enxergando todas as ocorrências da nossa vida e dos outros sob uma perspectiva negativa, não nos torna nem um pouco felizes. E felicidade é o que aspiramos.

Por isso, se você quiser se libertar dos pensamentos negativos, é preciso que, antes de qualquer coisa, você passe a vigiá-los. Milhares de pensamentos atravessam nossas mentes todos os dias, muitos deles repetições de outros dias e, por ser tão automático, nem percebemos mais o que estamos de fato pensando. Ou seja, ter pensamentos é diferente de pensar. Isso significa que uma pessoa que fica pensando e repensando uma série de coisas, não é mais inteligente que outra que pensa menos, mas melhor e, que ainda deixa espaço para o silêncio em sua mente, quando a intuição realmente pode florescer. Afinal, assim como duas coisas não ocupam o mesmo lugar no espaço, pensamento e intuição não podem acontecer ao mesmo tempo.

Ao prestar atenção ao que você pensa, ficará mais fácil compreender porque sua vida é tão negativa. Você verá que toda base de sustentação das suas crenças é o que determina os desfechos de suas ações. Uma pessoa que sempre fala mal das pessoas bonitas, ricas e bem-sucedidas, porque tem inveja delas, será com certeza feia, pobre e mal-sucedida, pois não podemos ser aquilo que abominamos. É uma coisa estranha, mas muitas vezes repudiamos com a mesma intensidade uma pessoa feliz e um assassino. Às vezes até compreendemos mais um ladrão, corrupto ou enganador, do que alguém que exala paz de espírito e mantém um sorriso no rosto.

O segundo passo é começar a agradecer mais, pois, se não ficamos satisfeitos com aquilo que conquistamos e possuímos, estaremos sempre focando no que falta e não no que abunda. Logo, a ausência será maior, posto que o foco nela é igualmente maior. Para quem tem dificuldade em agradecer, a sugestão é fazer uma lista de pelo menos três coisas todos os dias antes de dormir. Pode ser algo como: Agradeço por ter dormido bem esta noite, a ponto de meu trabalho ter rendido bastante. Agradeço pela gentileza de meu colega, que me trouxe um café quando viu que eu estava muito ocupada para pegá-lo. Por fim, agradeço por ter chegado em segurança em casa, mesmo passando por um trecho que geralmente me assusta.

Cada dia você encontrará motivos diferentes para ser grato. Na verdade, perceberá que de não ter dívidas ou de morar num apartamento que você mesmo decorou ou ainda de poder fazer um curso que você queria há anos, são motivos para se encher de alegria pelas boas oportunidades oferecidas pela vida. Até o fato de estar vivo e com saúde lhe parecerá extraordinário, ao invés de ordinário.

No fim, o  importante mesmo é fugir do looping dos pensamentos negativos que só drenam nossa energia, nos tornam pessoas cinzentas, egoístas, rancorosas, facilmente magoáveis, invejosas, críticas e muito infelizes. Não é assim que você quer ser lembrado pelos outros, não é mesmo?

Tags deste artigo: , ,

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!