Vanessa Mazza


2

Seu amor é também seu melhor amigo?

Vanessa Mazza 10 de fevereiro de 2012

Dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia da Amizade numa contraposição interessante ao Valentine´s Day (ou o Dia dos Namorados) comemorado no mesmo dia nos países do hemisfério norte, como os Estados Unidos, por exemplo. Por isso, lanço a seguinte pergunta: afinal de contas, um namorado pode ser um amigo?

O sentimento fraternal que une pessoas, de fato não está condicionado ao parentesco ou à relação íntima, pois se trata de uma forma de parceria que vai além de dividir interesses comuns. É como se o outro fosse seu espelho e refletisse continuamente uma boa e agradável imagem, além de lhe dar uma sensação de conforto e segurança que nem sempre encontramos nos braços de um pai, de um marido ou de um irmão de sangue.

É alguém que nos permite sermos nós mesmos, pois nos aceita sem julgamentos. Que intervém quando sente que é necessário, mas que não tem a pretensão de controlar nossas vidas. Que está lá quando sente que precisamos dele e se afasta quando percebe que estamos no nosso trilho novamente, por querer que nossas vitórias sejam realmente nossas e que nossos erros sejam consertados por nossa própria consciência.

Amigo é aquele que não fica cobrando nossa atenção ou fazendo chantagem emocional. Por isso, ele não fica dando conselhos desnecessários ou inoportunos, muito menos julga todas nossas ações e pensamentos. É aquela pessoa que simplesmente desfruta de nossa companhia quando estamos lá, mas que certamente vive sua vida com plenitude na nossa ausência. É óbvio que sente nossa falta, mas o faz com um sorriso no rosto e uma lembrança doce e não esboça nenhum pensamento de culpa ou raiva, imaginando porque você não está lá com ele.

Claro que normalmente os amigos dividem interesses, porém, isso não é uma prerrogativa. Você pode gostar de alguém que não tenha nada a ver com você e, mesmo assim, existir este respeito mútuo, esta alegria em se verem, esta sensação de paz e conforto quando estão juntos, mesmo que não conversem. Ao contrário de quem apenas convive, o silêncio entre amigos não é perturbador. Só de fitar os olhos do seu amigo você sabe que está tudo bem. As palavras se tornam, assim, redundantes.

Portanto, se você puder encontrar um amigo em seu namorado ou namorada, então saiba que encontrou sua alma gêmea e assim, estará comemorando hoje duas coisas muito especiais. Porém, se este não for o caso, analise em seu próprio comportamento porque existe entre os dois esta barreira que os impedem de ser mais do que apenas amantes.

Vanessa Taro

Se encontra numa dessas situações? Veja como se consultar – http://vanessamazza.com.br/2012/10/07/consultas-on-line-e-presencial/

Comments (2)

  1. Pingback: Especial Dia dos Namorados: Artigos para ajudar sua vida amorosa

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!