Vanessa Mazza


0

Não se impressione com a personalidade dos outros

Vanessa Mazza 16 de janeiro de 2012

Já dizia uma amiga minha há muitos anos que nós nunca deveríamos nos deixar levar ou impressionar pela personalidade alheia, afinal as pessoas podiam fazer “uma tempestade num copo d´água”, chantagens e ameaças, mas, no fim, isso não poderia nos abalar se conseguíssemos simplesmente separar o fato da pessoa em si.

É uma situação interessante na verdade. Quantas vezes não nos pegamos irritados e até mesmo furiosos com as atitudes e opiniões de pessoas que, se analisadas friamente, não são melhores que nós e no fundo, o que pensam e fazem não nos afeta diretamente? Então, por que nos permitimos “perder as estribeiras” com pessoas que normalmente estão abaixo do nosso conceito? Ou em quem nem confiamos ou temos amizade?

Ora, porque nossa confiança emocional é com certeza menor que nossa certeza intelectual.

Permitimos que pessoas “menores” nos afetem, pois temos esta necessidade de seremos aceitos e amados por todos. Além disso, quanto mais inseguros somos, mais precisamos de seguidores. Por isso que, ter alguém que você detesta e despreza se recusando a lhe ouvir, fazendo tudo ao inverso do que você deseja, discordando de tudo aquilo que você acredita é tão insuportável. Porém, há de se concordar que esta situação na qual nos colocamos é ridícula.

Sua certeza interior não deveria ser o suficiente?

No fim, as pessoas que realmente estimamos e que são parecidas conosco, concordam com a gente (e se não o fazem tem argumentos muito bons e nos convencem disso), o relacionamento flui e não há estresse. Essas pessoas fazem real diferença para nós e as conquistamos apenas sendo espontâneos. Mesmo assim, temos esta obstinação tola de conquistar o mundo e subjugar as pessoas que consideramos inferiores. Por isso, vão aqui algumas dicas para se livrar dessa magalomania:

– Aceitação mostra muito mais poder de alma que a insistência forçada;

– Todos têm direito de ser quem são, falar o que pensam e discordar de você, pois vivemos num mundo livre, lembra?

– Quanto mais você brigar e insistir, mais as pessoas vão se defender de você e se fechar às suas ideias;

– Seu exemplo e atitude na vida é muito mais forte que suas palavras;

– Se você se abala ao menor movimento do outro, ele vai perceber seu poder e irá usar isso contra você;

– Ninguém é melhor que ninguém, estamos apenas em fases diferentes…você diria que uma criança é inferior a um adulto? não há como comparar, por isso devemos sempre nos ajudar.

Assim, livre-se de objetivos que mais cansam que resolvem e seja livre para ser feliz por si mesmo. Você perceberá que o que importa mais é o que você faz e pensa e não os outros.

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!