Vanessa Mazza


0

Se você reclama, não espere o melhor

Vanessa Mazza 22 de novembro de 2011

Se você pensa que reclamar resolve alguma coisa, esqueça. Na verdade, só piora, pois faz com que coisas às vezes pequenas, vão ganhando formas cada vez maiores. Então, ao invés de resolvê-las, você se afunda ainda mais na areia movediça na qual se colocou e vai perdendo suas esperanças. Para que este conceito fique claro, vamos pegar três situações da vida cotidiana na qual existe uma pessoa que reclama (reclamona) e outra que não (otimista).

Desemprego

Reclamona: Ela conta para todo mundo que está desempregada. Fala mal dos seus antigos empregadores. Fala mal dos lugares onde fez entrevista. Culpa o governo, a sociedade, seus pais, sua edução, o país, pelo fato de não ter arrumado nada até agora. Diz que não adianta fazer isso ou aquilo porque “não dá resultado mesmo”. Geralmente quando alguém sugere algo, faz cara de enfado. Fica com raiva toda vez que alguém menos experiente pega a vaga que estava concorrendo e afirma que isso aconteceu porque a vida é injusta e porque as pessoas não são contratadas por capacidade e sim por indicação ou porque “foram com a cara”.

Otimista: Ela entende que se perdeu o emprego foi por sua responsabilidade e tenta identificar o problema. Dependendo de como for, melhora seu próprio comportamento ou se aprimora, faz cursos, investe em novos conhecimentos. Se não pode pagar, dá um jeito de fazer uma permuta ou busca por cursos e workshops gratuitos. Fica confiante de que existe um lugar muito bom para ela e sente gratidão por tudo o que possui e pelas oportunidades que encontra. Ela faz o que ama e mostra esta paixão quando se expressa nas entrevistas. Ela sempre fala para os outros que está confiante e nunca cita que está desempregada. Procura conversar com todo mundo, fortalecendo sua rede de amigos.

Dívidas

Reclamona: Ela conta para todo mundo que tem dívidas. Fala mal dos bancos, do sistema financeiro e do governo. Sempre que recebe uma conta fica com raiva, medo, angústia. Acaba gastando o que não pode para compensar este desequilíbrio emocional. Não muda seu estilo de vida. Não consegue economizar ou simplificar a vida. Faz mais dívidas. Não tem noção de administração.

Otimista: Ela sabe que a dívida foi causada por ignorância sua na hora de gerir seu dinheiro ou por grandes emergências. É disciplinada e traça um plano de recuperação. Informa-se e procura formas mais eficientes de negociar suas dívidas. Se for preciso cortar gastos, ela o faz com a confiança de que é temporário. Quando recebe as contas, sente gratidão, pois se lembra que ela usufruiu de tudo aquilo que hoje está sendo cobrado e sabe que é justo pagar quem prestou estes serviços a ela. Usa a criatividade para fazer trabalhos extras e ganhar um dinheiro complementar.

Solteirice

Reclamona: Ela inveja todos os casais felizes que encontra. Fala que os homens não prestam e que só “usam a gente”. Acaba ficando com qualquer pessoa apenas para não ficar sozinha. Deixa de se cuidar, pois acha que “as pessoas tem que gostar da gente como a gente é”. Fica imaginando que uma pessoa maravilhosa vai se aproximar e mudar sua vida, sem no entanto, fazer nada para mudar o próprio comportamento. Acha que ficar sozinha é horrível e fica saindo direto para fingir que está bem.

Otimista: Ela não se incomoda em ficar sozinha. Pelo contrário, aproveita a solitude para estudar mais, viajar, sair com amigos e com a família, meditar e se dedicar a projetos pessoais. Nunca deixa de se cuidar, pois quer se sentir bem. Não fica procurando um par o tempo todo, pois sabe que isso acontece naturalmente. Não espera alguém perfeito, mas está sempre procurando ser alguém melhor para merecer um parceiro maravilhoso. Sabe que existem homens bons e homens ruins e só se envolve se realmente sente uma conexão.

Se você se reconhecer na reclamona, se inspire na otimista para não permitir que pequenos obstáculos da sua vida, se tornem toda sua razão de existir.

Tags deste artigo: , ,

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!