Vanessa Mazza


0

Pensamento: Felicidade Verdadeira

Vanessa Mazza Furquim 10 de fevereiro de 2010

Retirado de: Darma Drops

 

“Felicidade é prática. Nós deveríamos distinguir entre felicidade e excitação ou mesmo alegria. Muitas pessoas no Ocidente pensam que excitação é felicidade. Elas pensam algo ou esperam algo que consideram felicidade e, para elas isto já é felicidade. Mas quando você está excitado, não está em paz. Verdadeira felicidade deve ser baseada na paz, e na verdadeira felicidade não há mais excitação.

Suponha que você está andando no deserto e está morrendo de sede. De repente você vê um oásis e sabe que uma vez estando lá, haverá uma corrente de água e você poderá beber de forma a sobreviver. Embora não tenha de fato visto ou bebido a água, você sentirá algo: isto é excitação, isto é esperança, isto é alegria, mas não felicidade é ainda. Na psicologia budista nós distinguimos claramente entre felicidade, excitação e alegria. A felicidade verdadeira deve ser fundada na paz. Portanto se você não tem paz em você mesmo, não experimentou a felicidade verdadeira.

Você tem que cultivar felicidade; não pode comprá-la num supermercado. É como jogar tênis: você não pode comprar a alegria de jogar tênis em um supermercado. Pode comprar a raquete e as bolas, mas não o prazer de jogar. De forma a experimentar a alegria do tênis você tem que aprender, e treinar. Do mesmo modo, tem que cultivar a felicidade.“

Thich Nhat Hahn

Tags deste artigo:

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!