Vanessa Mazza


1

ENTENDENDO O I CHING – YIN E YANG

Vanessa Mazza Furquim 29 de agosto de 2007
Pode-se dizer que os conceitos do Yin e do Yang já estão bastante difundidos na nossa linguagem cotidiana, assim como seu símbolo, tantas vezes reproduzido em publicações e no meio audiovisual.
Mas você sabe dizer qual é a origem do conceito dessa dualidade que o símbolo representa?
O Tao – literalmente o Caminho – é conhecido como a filosofia da cultura chinesa, da qual surgiu o Yin e o Yang, símbolos que compõem o Diagrama de Taiji, a imagem da integração, segundo a qual duas forças complementares se unem para compor tudo aquilo que existe no Universo. No caso, “as dez mil coisas” de acordo com Lao Zi, fundador do Taoísmo.
Em outras palavras, é no equilíbrio dinâmico criado de maneira espontânea por estas energias, nunca imóveis, que surge todo movimento e mutação da vida.
YIN – Passivo, Feminino, Frio, Escuro, Repouso, Negativo, Noite.
YANG – Ativo, Masculino, Calor, Claro, Movimento, Positivo, Dia.
Essas características são apenas exemplos de como cada energia se expressa e se manifesta no mundo dito físico. Não há mais ou menos importante entre elas. Tanto o Yin quanto o Yang possuem a mesma força, só que em sentidos opostos. Enquanto o primeiro é negativo, o segundo é positivo e tal como as cargas elétricas, os opostos se atraem e se complementam, já que um dá origem ao outro.
Para os chineses e seu I Ching, o sentido de todos os hexagramas e suas linhas mutáveis se baseia nestes dois “pólos arquetípicos da natureza”. Então, ao se consultar o Livro das Mutações, pode-se perceber essa dinâmica e como as mudanças ocorrem dentro das situações descritas e interpretadas pelo oráculo.
Dá, inclusive, para notar essa interatividade na representação dos trigramas (Céu, Terra, Trovão, Vento, Fogo, Água, Montanha e Lago) e suas combinações (hexagramas), que são adaptações/ evoluções dos Cinco Elementos ou Cinco Poderes, a saber: Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra, dos quais falaremos no próximo texto.
Tags deste artigo: , ,

Comments (1)

  1. Pingback: [Guia] O I Ching

Deixe um Comentário

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!